Você conhece a história dos Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos acontecem a cada 4 anos, sendo um dos principais eventos esportivos do mundo. Milhares de atletas se reúnem em uma competição que só comprova como a prática esportiva é valiosa, principalmente pelo talento e dedicação desses jovens em diferentes modalidades.

Que tal saber um pouco mais dessa história? Confira datas importantes e fatos curiosos sobre as Olimpíadas.

Scroll

1896 a 1920

1896

Atenas (Grécia)

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram no país que é considerado como o berço dos jogos da Antiguidade. Inclusive, o nome do evento faz referência ao seu local de origem, a cidade grega chamada Olímpia.


Segundo a mitologia, essa ideia surgiu por volta de 2.500 a.C. em homenagem ao deus Zeus. Porém, os registros reais da competição são um pouco mais recentes (776 a.C.). O número de participantes e de modalidades disputadas era bem reduzido se comparado a hoje. Para se ter uma ideia, as categorias em 1896 foram somente atletismo, tiro, ciclismo, ginástica, halterofilismo, esgrima, natação, tênis e luta.

1900

Paris (França)

A segunda edição do evento ocorreu na capital francesa. Uma curiosidade é ter sido a primeira vez que as mulheres puderam participar dos jogos, embora com apenas 22 representantes femininas.


Outra diferença para os dias de hoje é que toda a programação foi diluída em aproximadamente quatro meses (de maio a outubro), o que não acontece mais hoje em dia. Quatro anos depois da primeira vez, o número de modalidades cresceu para 19 e foram quase mil atletas envolvidos.

1906

Atenas (Grécia)

Essa foi uma edição especial das Olímpiadas, em comemoração aos 10 anos do primeiro evento. Então, os jogos voltaram a acontecer na Grécia, embora não seja considerada como oficial pelo Comitê Olímpico Internacional.


A data quebra a regra dos quatro anos de intervalo e ficou conhecida como Jogos Olímpicos de Verão de 1906. A França e os EUA eram os países que mais se destacavam na conquista de medalhas.

1916

Um fato marcante na linha do tempo das Olímpiadas é o ano de 1916, já que foi a primeira vez que o evento foi cancelado. O motivo: a Primeira Guerra Mundial acontecia entre as grandes potências da época.


A cidade de Berlim tinha sido escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional, mas o conflito impediu que a programação fosse cumprida. O mesmo viria a se repetir por conta da Segunda Guerra nos anos de 1940 e 1944.

1920 a 1948

1920

Antuérpia (Bélgica)

O marco dessa fase pós-guerra para o Brasil é a conquista da primeira medalha de ouro por um atleta brasileiro. Guilherme Paraense subiu ao pódio olímpico para receber seu prêmio na categoria do tiro esportivo. Antes disso, apenas medalhas de prata e bronze tinha sido conquistadas por um dos nossos representantes.


Outra curiosidade dessa edição foi a bandeira olímpica ter sido hasteada pela primeira vez. A imagem com os cinco anéis surgiu como um símbolo da união dos cinco continentes no evento.

1936

Berlim (Alemanha)

Essa foi a última Olímpiadas antes do "recesso" (que durou 12 anos) da Segunda Guerra ocorreu na própria Alemanha, com toda a pompa organizada por Adolf Hitler. O grande objetivo do líder nazista era ver a supremacia alemã na competição e seu país de fato foi o recordista de medalhas.


Nessa época, os jogos eram transmitidos apenas via rádio e nesse ano foi realizada a primeira transmissão televisionada. Foram quase 4 mil atletas de 49 países e 22 modalidades esportivas.

1940 e 1944

Mais uma vez, a programação foi interrompida por causa da guerra. As potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) guerreavam contra as potências Aliadas (EUA, URSS, Reino Unido e China).


O foco dos países estava no grande conflito e seria impossível promover um evento esportivo pacífico nesse contexto. Além disso, pessoas morriam e diversos lugares eram destruídos. No ano de 1940 os jogos seriam realizados em Tóquio, e em 1944 aconteceriam em Londres.

1916

A remarkable fact in the timeline of the Olympics is the year 1916, as it was the first time that the event was canceled. The reason: World War I was taking place between the great powers of the time.


The city of Berlin had been chosen by the International Olympic Committee, but the conflict prevented the program from being carried out. The same would be repeated on account of the Second World War in the years 1940 and 1944.

1948 a 1972

1948

Londres (Inglaterra)

Após o período da Segunda Guerra Mundial, os Jogos voltaram a ocorrer e a primeira sede foi Londres. Mesmo que não tenham ocorrido as edições XII e XIII, a contagem não parou e esse é considerado o evento de número XIV.


A escolha da cidade foi uma homenagem, assim como foi decidido pela Antuérpia em 1920. Apesar das dificuldades que o país passava na época, essa seria uma alternativa para movimentar a economia. Uma curiosidade é que Japão e Alemanha, que perderam a guerra, não foram convidados.

1960

Roma (Itália)

Os italianos sediaram a edição de número XVII depois de 52 anos de terem que desistir da realização das Olímpiadas em 1908 por causa da erupção do vulcão Vesúvio, que exigiu recursos para a reconstrução da área afetada.


O fato inédito nesse ano foi o começo dos Jogos Paraolímpicos. Cerca de 400 atletas cadeirantes de 23 países diferentes participaram da competição. Desde essa época, as Paraolimpíadas acontecem dias depois dos Jogos Olímpicos.

1972 a 2012

1972

Munique (Alemanha)

Talvez essa seja a edição mais triste de toda a história das Olimpíadas. No dia 5 de setembro, onze pessoas da equipe de Israel foram feitas de refém por um grupo terrorista palestino.


O atentado na vila olímpica colocou à prova a segurança do evento e o resultado foi a morte de reféns, terroristas e até de um policial que ajudava no caso. Os Jogos continuaram após 34 horas de luto, mas é inegável que o fato ficou marcado como uma grande tragédia.

1996

Atlanta (EUA)

Essa foi uma das melhores participações do Brasil até então, com 15 medalhas brasileiras (3 ouros, 3 pratas e 9 bronzes). O vôlei de praia entrou como modalidade esportiva e duas duplas femininas brasileiras disputaram a final. Ou seja, ouro e prata conquistados.


Os EUA que já tinham sediado os Jogos Olímpicos em Saint Louis e duas vezes Los Angeles, estreavam agora um novo palco. A XXVI Olímpiada foi aberta pelo presidente Bill Clinton e contou com mais de 10 mil atletas competindo em 30 tipos de esportes.

2016 a 2021

2016

Rio de Janeiro (Brasil)

Finalmente o Brasil sediou os Jogos Olímpicos e a capital carioca foi a cidade escolhida. Na edição XXXI, além do prazer de receber os comitês de outros países, tivemos a felicidade de ganhar 7 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 6 medalhas de bronze.


A cerimônia de abertura ocorreu no dia 5 de agosto no Estádio do Maracanã e contou com nomes de brasileiros famosos como Gisele Bundchen, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Ludmilla e Anitta.

2020

Tóquio (Japão)

Sem dúvidas, o fato mais relevante dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi o adiamento ocorrido por conta da pandemia. Tudo já estava programado, mas no fim de 2019 o coronavírus pegou o mundo todo de surpresa.


Então, o comitê optou por realizar o evento no ano seguinte, entre julho e agosto de 2021. Essa foi uma edição diferente por ver tantas pessoas usando máscaras e atletas que infelizmente foram cortados por testarem positivo para a COVID 19.

Contagem regressiva para as próximas Olimpíadas

Days
Hours
Minutes
Seconds

Gostou do conteúdo?

Siga nosso blog para conferir outras dicas e curiosidades!
Conhecer blogOpens in a new window.